fbpx

A Campanha SETEMBRO VERMELHO

A quantidade de vítimas das doenças cardiovasculares é alarmante. Os problemas do coração representam 43% dos óbitos no planeta, sendo a primeira causa de morte no Brasil e no mundo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 2004 a 2013 eles foram responsáveis por 3.153.175 óbitos no País: uma morte a cada 40 segundos.

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos; três vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência); três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Frente à grandiosidade desses números, o objetivo não poderia ser tímido. Em 2014, decidido a mudar o panorama da saúde do coração no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou a campanha Siga Se Coração e Tome uma Atitude, que segue para sua 4ª edição.

Em três anos de realização consecutiva, o movimento ampliou seu alcance e intensificou suas ações, realizando uma extensa programação por todo o Brasil. A mobilização acontece durante o ano inteiro e se intensifica durante o Setembro Vermelho, com ações dedicadas à adoção de um estilo de vida mais saudável.

Previna-se

Você sabia que grande parte dos problemas cardiovasculares são provocados por fatores evitáveis? Isso mesmo, cuidar do coração está em suas mãos! Incluir hábitos saudáveis no dia a dia é o segredo para melhorar sua qualidade de vida e longevidade. Você só precisa de atitude e informação – e isso nós temos de sobra! Clique e Confira: http://www.ladoaladopelavida.org.br/previna-se-setembro-vermelho

Alimente-se bem

Busque uma dieta equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. Alimentos como abacate, aveia e azeite de oliva extra virgem, na quantidade equivalente a duas colheres de sopa por dia cada, ajudam a diminuir o colesterol ruim. O consumo diário de sal não deve ultrapassar 6 gramas; e de açúcar 25 gramas. Já o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, não ultrapassando 1 dose diária de qualquer bebida para as mulheres e 2 para os homens.

Faça atividade física

Caminhar 1 hora por dia já reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Limpar a casa, varrer o jardim, passear com o cachorro e subir escadas também são atividades físicas que nos ajudam a quebrar o sedentarismo.

Trate os fatores de risco

O tabaco e outras drogas fazem mal ao coração e não devem ser consumidos. Se for hipertenso ou diabético, siga o tratamento corretamente conforme a orientação médica e, se estiver acima do peso, perca peso. A partir dos 30 anos de idade, geralmente começam a ser realizados os check-ups cardíacos, mas pessoas com histórico familiar de problemas no coração podem começar antes.

Aproveite nossa consultoria gratuita para contratar e/ou reduzir em até 30% os custos do Plano de Saúde de sua empresa. Solicite um contato preenchendo nosso formulário ou enviando uma mensagem.

Fontes: http://www.ladoaladopelavida.org.br/

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/setembro-vermelho-mes-coracao.aspx