fbpx

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

 

26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

 

Que tal fazer esta campanha na sua empresa?

 

 

A Hipertensão (pressão alta) acomete pessoas em todas as fases da vida. Os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas ou quando a hipertensão aumenta de forma abrupta.

 

O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

 

Lembre-se: fazer campanhas com foco em prevenção ajuda a manter os colaboradores saudáveis e produtivos, além de diminuir os custos com plano de saúde.

 

Baixe o infográfico e faça a sua campanha!

Hipertensão Arterial

Texto da imagem:

7 mitos e verdades sobre hipertensão

 

A Hipertensão (pressão alta) é a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte.

O controle da pressão reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

 

  1. BASTA RETIRAR O SAL DA COMIDA PARA EVITAR O AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL

MITO. O sal que colocamos na comida é apenas um dos fatores de risco para a hipertensão. É preciso ficar alerta para o sódio contido em outros alimentos, principalmente os industrializados.

 

  1. O ESTRESSE AUMENTA A PRESSÃO ARTERIAL

VERDADE. O estresse aumenta a estimulação do sistema nervoso simpático e, consequentemente, provoca elevação da pressão arterial e instabilidade elétrica no coração, podendo ocasionar arritmias cardíacas e infarto.

 

  1. A HIPERTENSÃO É MAIS COMUM ENTRE AS MULHERES

MITO. No Brasil, há uma prevalência da doença em 35,8% dos homens e em 30% das mulheres. Porém, após a menopausa, a situação se inverte, com maior preponderância da doença entre elas.

 

  1. O ÁLCOOL PREJUDICA O CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

VERDADE. A relação está ligada à quantidade ingerida. O consumo excessivo de bebida alcoólica, claramente, eleva a pressão e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas.

 

  1. A HIPERTENSÃO NÃO APRESENTA SINTOMAS

VERDADE. Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros.

 

  1. QUEM TEM PRESSÃO ALTA CORRE RISCO DE INFARTO E OUTRAS DOENÇAS

VERDADE. A hipertensão arterial é um fator de risco importante e independente para infarto. No cérebro, por exemplo, pode ocorrer derrame. No coração, infarto. Os rins podem funcionar de modo insuficiente, sendo necessário realizar hemodiálise. Os olhos também podem sofrer cegueira súbita motivada pela hipertensão.

 

  1. HIPERTENSÃO TEM CURA

MITO. O fator hereditário está presente em mais de 90% dos casos e, nesses, a hipertensão arterial não pode ser curada. No entanto, pode e deve ser controlada.

 

Confira este vídeo do Dr. Drauzio Varella: como a pressão alta afeta órgãos em partes bem distintas do corpo.

 

 

RECOMENDAÇÕES

 

Fonte: Redação blog Nocta / site Dr. Drauzio Varella / Ministério da Saúde / Agência Brasil

Vídeo: Não subestime a hipertensão (Dr. Drauzio Varella)

Imagem destaque: Freepik