fbpx

 

As redes sociais corporativas surgiram como ferramenta de comunicação interna dentro das empresas.

 

Em uma rápida busca no Google, você vai encontrar as redes sociais corporativas da Microsoft e do próprio Facebook. Sim, a rede mais famosa tem uma versão só para empresas.

 

Uma olhada nos aplicativos é possível ver a semelhança de layout e funções de uma rede social comum.

 

Seria um substituto para a intranet?

 

Tanto as redes sociais corporativas como a intranet têm, basicamente, a mesma função de ser um canal de comunicação entre a empresa e os seus funcionários.

 

O que são redes sociais corporativas?

 

Quem trabalha com comunicação interna sabe o quão difícil é fazer a mensagem chegar a quem ela precisa chegar. Um aplicativo com essa proposta faria qualquer comunicado chegar facilmente nas mãos dos colaboradores, pelo celular.

 

As redes sociais corporativas são canais de comunicação entre empresas e colaboradores, nos moldes das redes que existem hoje, como Facebook, sendo possível compartilhar dados, fazer conferências internas, criar grupos de trabalho, entre outras funções.

 

Dado interessante sobre comunicação interna nas empresas

 

Em algumas empresas, a comunicação interna tem vida própria como uma área, sendo comandadas – principalmente – por profissionais do Jornalismo ou Relações Públicas. Mas, na maioria dos casos (44%), os setores permanecem ligados ao Recursos Humanos, aponta uma pesquisa da Aberje.

 

Redes sociais corporativas

 

As mais conhecidas são da Microsoft e Facebook.

1- Yammer

 

É um aplicativo que faz parte do Microsoft Office e funciona como uma intranet, permitindo conectar todos da empresa. Integra ferramentas como SharePoint, OneNote, Stream e Planner.

Funciona como uma rede social: os funcionários criam perfis, publicam posts, interagem com as publicações dos colegas de trabalho e até compartilham. Existe um recurso para criar grupos fechados de trabalho e projetos para compartilhar documentos, por exemplo.

 

2 – Workplace

 

Basicamente, a rede social corporativa criada pelo Facebook. Entre os recursos, o aplicativo permite conversas individuais ou em grupo, por texto, voz e vídeo. Assim como no Yammer, permite a criação de grupos para compartilhar atualizações, arquivos, vídeos ao vivo, feedback etc.

O Workplace anuncia integração com mais de 50 ferramentas, entre G-Suite, Office 365, Dropbox, Jira, Netskope, Trello, SurveyMonkey, entre outros.

 

Vantagens das redes exclusivas para trabalho

 

  1. Por lembrar uma rede social já difundida, fica mais fácil assimilar o uso.
  2. Todos têm celular, ou a maioria.
  3. A comunicação acontece em tempo real.
  4. Segmentação: comunicados podem ser direcionados para determinados públicos internos.
  5. O custo pode ser menor que a implantação de intranet, assim como manutenção.
  6. As notificações garantem que a mensagem seja vista.
  7. Campanhas de saúde podem ser mais participativas.

 

O aplicativo de rede social corporativa não é bom para sua empresa se…

Você pensa em centralizar toda comunicação nessa única ferramenta.

O e-mail e o jornal mural, por exemplo, são canais clássicos e cada um tem sua importante função.

De acordo com a Aberje, o e-mail (93%) e a intranet (84%) continuam sendo os canais de maior expressão. Porém, as maiores implantações planejadas são de aplicativo (30%) e rede social corporativa (23%). O mural impresso ainda tem força, estando presente em 61% das empresas, contra 48% do mural digital.

O primeiro passo é avaliar o seu público interno para decidir qual o melhor canal de comunicação entre todas as opções.

Leia o post “Os melhores canais para se comunicar com seus funcionários“.

 

Fonte: Redação blog Nocta