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termos rh

Você já deve ter percebido que os termos em inglês estão cada vez mais frequentes no dia a dia corporativo.

 

É só piscar e uma nova palavra é dita por um colega, parceiro de negócio ou é tema de eventos e matérias nos jornais.

Para o profissional de Recursos Humanos, algumas palavras estão tão incorporadas que a própria tradução causa um certo estranhamento.

Se você tem alguma dúvida sobre o significado do que estão falando em inglês na sua empresa, confira estes 20 termos em inglês que todo profissional de RH deve conhecer.

 

1 – APPROACH

Nome em inglês que significa abordagem.

2 – ASAP

Expressão em inglês para: “as soon as possible”. Ou seja: o quanto antes, assim que possível.

3 – ASSESSMENT

Em inglês, assessment significa avaliação, mas no ambiente corporativo vem sendo utilizado com o conceito de gestão profissional. Assessment é avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento. Assim, o Assessment é a designação contemporânea para a identificação do gerenciamento por intermédio de técnicas e avaliações que conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas.

4 – BRAINSTORMING

Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é “tempestade mental”. É uma metodologia de exploração de ideias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas. Falando de forma simplória, ele é um bate-papo direcionado, que pode favorecer ou não o surgimento de ideias novas, que ajudem na solução de problemas ou situações.

5 – BRANDING ou BRAND MANAGEMENT

Coleção de imagens e ideias que representam um produto. Identidade visual. Construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa.

6 – BRIEFING

É um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas através de uma reunião para o desenvolvimento de um determinado trabalho, documento ou projeto.

7 – BUDGET

Orçamento.

8 – BURNOUT

Significa esgotamento. É um termo psicológico, quando falamos da Síndrome de Burnout, que ocorre quando a pessoa vive um estado de esgotamento físico e mental devido ao trabalho.

9 – CASUAL DAY

É o dia da semana, normalmente às sextas-feiras, em que a empresa adota um dress code menos rígido, permitindo algumas concessões.

10 – COACH

Facilitador, treinador, instrutor. A função do Coach é conduzir o cliente para o desenvolvimento pessoal e/ou profissional, levando-o a descobrir caminhos para novas possibilidades.

11 – COACHING

Treinamento, “desenvolvimento”, sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional.

12 – DRESS CODE

Código de vestimenta. Conjunto de regras, muitas vezes implícitas, que regem a maneira de os colaboradores se vestirem no ambiente de trabalho.

13 – E-LEARNING

Abreviação de eletronic learning, treinamento e capacitação por meio digital.

14 – EMPLOYEE

Nome em inglês para “empregado”.

15 – EMPLOYER

Nome em inglês para “empregador”.

16 – ENDOMARKETING

Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

17 – HEADHUNTER

Caçador de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.

18 – OUTSOURCING

Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente.

A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo aos executivos para que se dediquem às core competences (competências estratégicas) da empresa.

O conceito nasceu na área das tecnologias de informação. Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades.

19 – TURNOVER

O termo turnover é muito utilizado na administração, mais especificamente na Gestão de Pessoas (antigo Recursos Humanos) para designar a rotatividade de pessoas em uma organização.

O turnover é um dos indicadores mais importantes de como anda o clima entre as pessoas em determinada organização/empresa, pois é o controle estatístico de quantos funcionários saíram da empresa e geraram a necessidade de contratar outra para preencher a vaga. Por esse motivo que altos índices de turnover geralmente demonstram a insatisfação dos empregados com a organização onde trabalham.

20 – WORKAHOLIC

Expressão inglesa que caracteriza uma das principais patologias da sociedade moderna corporativa. Significa pessoa viciada em trabalho. Nos estágios mais avançados da doença, o workaholic coloca o trabalho acima da família, do lazer e dos amigos.

Fonte: Redação blog Nocta; site Carreira Muller

Imagem: Freepik