fbpx

Confira os 25 termos mais usados pelo Recursos Humanos no dia a dia:

1. AÇÃO ESTRATÉGICA

Iniciativas fortemente relevantes que mostram a operacionalização dos objetivos
estratégicos. São inspiradas, geralmente, no cotejo das forças e fraquezas
da organização. São os meios para alcançar os objetivos, considerando todos
os recursos disponíveis.

2. ATA

Documento contendo registro expositivo, tanto de fatos ocorridos, como de
deliberações tomadas durante reuniões formais.

3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Técnicas e procedimentos utilizados pela área de recursos humanos para avaliar
e mensurar o desempenho de um profissional no exercício de suas funções
e responsabilidades.

4. CARGOS E SALÁRIOS

É o subsistema de recursos humanos que atua na administração e controle das
rotinas de cargos, salários, remuneração e carreira.

5. CARREIRA

Conjunto de classes, estruturado e organizado para permitir o desenvolvimento do
servidor, mediante promoção funcional, na forma de regulamento.

6. CLASSE

Conjunto de cargos/funções da mesma natureza funcional, estruturado
e organizado por referências, para permitir o desenvolvimento do servidor mediante
progressão, na forma de Regulamento.

7. CLIMA ORGANIZACIONAL

É a qualidade do ambiente psicológico existente na organização, e que é percebido
pelos seus funcionários, empregados e colaboradores em decorrência do estado
motivacional das pessoas. Este clima influencia o comportamento dentro da
organização.

8. CULTURA ORGANIZACIONAL

As empresas, tal como os países, têm uma cultura única. É, por isso, crucial que as
empresas divulguem de forma explícita quais são seus valores. Quando o fazem
por escrito, o documento chama-se declaração de missão. Para James Collins
e Jeremy Porras, autores do livro Built to Last, a razão porque algumas empresas têm
sucesso a longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer, está na cultura
organizacional.

9. INTRANET

São as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa.

10. MERITOCRACIA

Sistema de recompensa e/ou promoção baseado em mérito e competência técnica.
Há a exigência de comprovação através de provas, títulos e mapeamento de perfis.

11. ORGANOGRAMA

Representação gráfica da estrutura formal da Instituição.

12. PDV

Programa de Demissão Voluntária.

13. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ferramenta gerencial que analisa a organização em médio e longo prazo,
desenvolvendo projetos e planos de ações com foco no futuro. Procedimento
dinâmico de alocação de recursos compatibilizando as oportunidades de mercado,
os objetivos e competências organizacionais.

14. PLANO DE CARREIRA

Instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na organização.

15. PORTFÓLIO

Coleção de produtos ou serviços oferecidos por uma organização a um mercado ou
a segmento deste. É o perfil público de uma organização.

16. TERCEIRIZAÇÃO

Transferência de uma operação interna da organização para outra que consiga fazer
mais rápido e mais barato. Significa transformar custos fixos em custos variáveis.
É uma simplificação da estrutura e do processo decisório da organização.

17. UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Unidade formal que congrega a prática educacional de uma organização
à medida que horizontaliza ou verticaliza suas ofertas de oportunidades de educação
e as desenvolve como um compromisso com a tese da educação continuada
e permanente.

18. ASAP

Expressão em inglês para: “as soon as possible”. Ou seja: o quanto antes, assim que possível.

19. BRAINSTORMING

Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é “tempestade mental”. É uma
metodologia de exploração de ideias, visando a obtenção das melhores soluções
de um grupo de pessoas.
Falando de forma simplória, ele é um bate-papo direcionado, que pode favorecer
ou não o surgimento de ideias novas, que ajudem na solução de problemas
ou situações.

20. BUDGET

Orçamento.

21. CASUAL DAY

É o dia da semana, normalmente às sextas-feiras, em que a empresa adota um dress
code menos rígido, permitindo algumas concessões.

22. DRESS CODE

Código de vestimenta. Conjunto de regras, muitas vezes implícitas, que regem
a maneira de os colaboradores se vestirem no ambiente de trabalho.

23. ENDOMARKETING

Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para
conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

24. FOLLOW-UP

Acompanhamento de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados
concretos. Na linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo.

25. TURNOVER

O termo turnover é muito utilizado na administração, mais especificamente
na Gestão de Pessoas (antigo Recursos Humanos) para designar a rotatividade
de pessoas em uma organização.
O turnover é um dos indicadores mais importantes de como anda o clima entre
as pessoas em determinada organização/empresa, pois é o controle estatístico de
quantos funcionários saíram da empresa e geraram a necessidade de contratar
outra para preencher a vaga. Por esse motivo que altos índices de turnover
geralmente demonstram a insatisfação dos empregados com a organização onde
trabalham.

Fonte: Carreira Muller