fbpx

Em 2019, percebemos o quão relevante é falar sobre a saúde mental. Aqui mesmo no blog constatamos que o tema “síndrome de burnout” foi o mais procurado entre todos os posts.

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. Foi em 2014 que o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar a campanha, que já entrou para o calendário de ações em todo Brasil. Para saber mais, acesse o site da campanha.

O Brasil ocupa o 11º lugar no ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade.

Fonte: Revista Galileu

 

Motivos para você fazer campanha de saúde mental na sua empresa

 

A ansiedade pode diminuir a produtividade no trabalho em cinco dias por mês. É o que diz um estudo norte-americano, de acordo com a Revista Galileu. E mais: o Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgado em março de 2019 confirma que os transtornos mentais respondem por mais de um terço do número total de incapacidade nas Américas.

No Brasil, esses distúrbios estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, de acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Em 2017, só os transtornos de ansiedade foram responsáveis por 28,9 mil afastamentos; a depressão, por 43,3 mil.

Você pode se interessar por este assunto:

https://www.nocta.com.br/blog/2019/09/17/ansiedade-e-burnout-quando-transtornos-impactam-o-gestor/

Como a empresa pode ajudar

Estimulando seus colaboradores a cuidarem da saúde física e mental, além de promover momentos de lazer, visando a manutenção de um bom clima organizacional. Se você busca por empresas que trabalham com Programas de Qualidade de Vida (PQV), existem consultorias especializadas em gestão de risco que traçam ações de prevenção de acordo com indicadores de saúde da empresa (dados do plano de saúde, saúde dos funcionários, uso de medicamentos, exames, aplicativos de saúde, entre outros).

Hoje já existem aplicativos que ajudam as pessoas a adquirirem hábitos mais saudáveis. Uma novidade para quem trabalha com Gestão de Pessoas é o aplicativo de saúde específico para os colaboradores, o Nocta Bem-Estar, com monitoramento da saúde, desafios gamificados e ações preventivas, integrado a uma plataforma onde o gestor acompanha tudo – junto a outros indicadores de saúde.

Campanha para download

Clique na imagem e acesse o material do site Janeiro Branco.

Relato de quem sofre de ansiedade

 

O escritor baiano Matheus Rocha sentia, desde criança, palpitação e dificuldade para dormir, fez até exames para investigar algum problema cardíaco. Na adolescência, passou fins de semana inteiros sem dormir. Nas noites em claro tentava antecipar o futuro, pensando em como estaria dali a cinco anos, para evitar que seus problemas virassem uma bola de neve. Foi só há quatro anos, com o fim de um relacionamento, que resolveu procurar ajuda e teve o diagnóstico. “A gente menospreza a dor emocional. Se sente uma dor física, vai logo procurar o médico para ver o que está errado”, disse o jovem à Galileu.

Outra campanha de saúde mental para download: Sono de qualidade – Dicas para dormir bem

https://www.nocta.com.br/blog/2019/09/11/ajude-a-cuidar-da-saude-mental-de-seus-colaboradores-com-esta-campanha/

Tratamento

 

A cura para esses transtornos é desconhecida, mas existe tratamento com medicação, além de acompanhamento com psicólogo e a prática de exercícios físicos para estimular a liberação de substâncias que ajudam na autorregulação do organismo e causam prazer e relaxamento.

Fontes: Redação blog Nocta; Revista Galileu

Imagens: Freepik