fbpx

Problemas de concentração. Quem nunca? O controle do tempo é um desafio para quem não consegue se concentrar na execução das pendências no trabalho.

Antes de falar da técnica, vamos falar de você. Como está se sentindo? Quando o problema da produtividade está ligado à saúde não há técnica que ajude. Precisa estar se sentindo bem, com disposição, antes de qualquer coisa.

Dormir mal pode ser um dos fatores para a falta de concentração. Confira as nossas dicas para ter um sono de qualidade.

Se a saúde está ok e você não consegue manter o foco, há dois pontos que podem interferir na sua concentração:

– Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
– Distrações, como o celular.

Para controlar o seu tempo, você precisa se organizar

Primeiro, não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Defina o que é prioridade e comece suas tarefas por elas. Segundo, evite as distrações.

Hoje, o celular é um problema, e não se engane: você pensa que consegue se concentrar, mas ele rouba toda a sua atenção (visão e audição). No momento da tarefa, você precisa estar com a mente presente. Então, deixe o aparelho de lado. Mais abaixo você vai entender que tudo tem o seu momento, inclusive o celular.

Vamos falar da técnica

Você já deve ter ouvido falar na técnica Pomodoro. Não? É um jeito simples de controlar o seu tempo para ter mais produtividade no trabalho.

Faça um teste:

 

A técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo.

O método de gerenciamento de tempo consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5 minutos.

O nome peculiar da técnica é uma referência ao popular cronômetro gastronômico na forma de tomate. Pomodoro é tomate em italiano.

E qual a ideia das pausas?

Manter a concentração durante um período e depois fazer uma pausa para aumentar a agilidade mental.

Dica: você pode baixar um app, usar um cronômetro ou até fazer pelo site Tomato Timer.

Passo a passo

1- Liste as tarefas a serem executadas; organize por ordem de prioridade;
2- Ajuste o cronômetro para trabalhar 25 minutos (um pomodoro) na tarefa escolhida;
3- Quando o alarme tocar, faça uma pausa de 5 minutos; levante da mesa, faça alongamento, caminhe, tome um café;
4- Faça esse processo quatro vezes (quatro pomodoros);
5- Depois de quatro pequenas pausas, faça uma mais longa (o período que achar necessário… 15 – 30 minutos); pode ser o momento para distração no celular, se quiser;
6- Marque quantos períodos de 25 minutos (pomodoros) você precisou para cumprir a tarefa.

O objetivo é você desenvolver sua própria rotina de trabalho e avaliar a sua produtividade diária. Com o tempo, a tendência é que você use menos tempo para cumprir as tarefas.

Gostou da ideia? Compartilhe com os seus colaboradores!

Fonte: Redação blog Nocta

Imagem: Freepik