fbpx

Aprenda a higienizar alimentos e embalagens de maneira segura. 

Com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a situação requer mais atenção com a higienização de alimentos, objetos e superfícies.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive em superfícies. Entretanto, ele parece se comportar como outros coronavírus.

Uma série de estudos aponta que o novo Coronavírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar conforme diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).

E como pode ser feita a transmissão?

Ao tocar superfícies ou objetos contaminados e, em seguida, levar as mãos aos olhos, nariz ou boca.

Por isso, recomenda-se a limpeza de objetos, como as garrafas, latas, embalagens plásticas e de delivery, além dos alimentos (frutas, legumes e verduras). E, claro, lavar as mãos!

Quais produtos usar?

Alimentos (frutas, legumes e verduras): a OMS recomenda o uso de água sanitária. Os produtos comerciais à base de cloro para desinfecção de vegetais são eficientes para eliminar a contaminação.

Embalagens ou superfícies (plástico, vidro, papelão, isopor, latas) podem ser desinfectadas com água e sabão, água sanitária ou álcool em gel 70%. Explicamos, no vídeo abaixo, como fazer o uso em cada caso e a diluição certa da água sanitária para a limpeza.

Atenção: não usar água sanitária com outras substâncias na sua composição, pois podem ser tóxicas para o organismo humano.

E o vinagre?
É um mito. O vinagre para fins culinários não tem efeito sanitizante e não deve ser usado para este fim.

Veja como fazer a limpeza corretamente, com os produtos adequados:

 

– Frutas, legumes e verduras: são três etapas simples – 1) lavar em água corrente; 2) deixar de molho em uma solução com água sanitária (receita no vídeo); e 3) lavar novamente com abundância. No caso dos vegetais folhosos, separar as folhas uma a uma para fazer o procedimento.
– Vidros, plásticos e latas: em geral, lave com água e sabão ou use álcool 70%.
– Embalagens de delivery (isopor, papelão ou plástico): umedeça um pano com a solução (receita no vídeo) e limpe.

Fonte: Redação blog Nocta

Imagem: Freepik