fbpx

Lockdown e quarentena: qual a diferença entre esses termos que passaram a fazer parte do nosso dia a dia?

Em pouco tempo, muitas mudanças aconteceram. Neste cenário de pandemia, começamos a nos habituar com uma nova realidade, onde o contato humano deve ser contido (e muitas vezes evitado) e a nossa rotina foi alterada. Com uma doença tão contagiosa, estamos aprendendo a seguir novas recomendações das autoridades de saúde.

Além de medidas como máscaras e álcool gel, o mundo passou a discutir práticas como distanciamento social, lockdown e quarentena. Vamos entender o que há de diferente nesses termos. Confira!

Lockdown

É o nível mais alto de segurança. É decretado em situações de grave ameaça ao sistema de saúde. Durante este bloqueio total, todas as entradas e saídas da região, as fronteiras, são restringidas por agentes de segurança e somente trabalhadores essenciais têm a permissão de entrar ou sair da área isolada.

O lockdown passa a ser adotado em Fortaleza, capital do Ceará, a partir de 08 de maio.

Alguns serviços essenciais continuam funcionando, como mercados, farmácias e postos de gasolina, mas as pessoas só devem sair de casa caso tenham grande necessidade (como o trabalho essencial).

Caso não seja respeitado o lockdown, as pessoas podem sofrer multas ou advertências de autoridades policiais, solicitando que retornem para casa.

Além disso, as máscaras de proteção passam a ser item obrigatório para funcionários dos estabelecimentos caracterizados como essenciais.

Quarentena

É a prática de separar e restringir o acesso ou circulação de pessoas que foram ou podem ter sido expostas a doenças contagiosas.

Isolamento social

É a prática de separar as pessoas doentes daqueles que estão saudáveis. Quem está em isolamento fora do hospital deveria ficar em casa e separado dos demais membros da família – de preferência, sozinho em um cômodo, sempre que possível.

Na atual pandemia, no entanto, o termo “isolamento” também tem sido usado por muita gente para falar da prática de ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas – mesmo não estando doentes.

Fontes: Redação blog Nocta; Veja.com