Confira algumas dicas para prevenir e minimizar a dor nas costas.

Devido ao isolamento social, o tempo que passamos em casa aumentou. Uma nova rotina foi estabelecida, transformando – para muitos – o próprio lar em local de trabalho. Mas… como tudo aconteceu de uma hora para outra, muitas pessoas não tiveram tempo para montar um home office. 

 

A solução foi improvisar um espaço dentro de casa para trabalhar. Logo, esse improviso começa a dar sinais de alerta no corpo em forma de dor, principalmente, nas costas. Para te ajudar a prevenir e minimizar a dor na região da lombar e cervical, trouxemos algumas dicas da Revista Saúde. Confira!

 

Cadeira

A cadeira precisa ser confortável e oferecer algum apoio para a coluna lombar e, de preferência, para os braços. Quando estiver sentado nela, quadris e joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus. Se os pés não encostarem no chão, vale colocar um apoio para eles.

 

Posição do computador 

O certo é deixar a tela do computador na altura dos olhos, para evitar que a cabeça fique curvada para baixo, o que tensiona o pescoço. Existem suportes para notebook capazes de ajudar nesse ajuste. Invista também em teclado e mouse que fiquem na mesa, na altura do cotovelo dobrado.

Mesmo que já tenha essa estrutura, não é recomendado passar o dia sentado. Ou seja, levante a cada hora para dar uma caminhada pela casa e esticar as pernas. Já falamos aqui no blog sobre uma técnica que ajuda na produtividade, estabelecendo intervalos para descanso.

 

dor nas costas

Estique o seu corpo antes, durante e após o seu período de trabalho:

 

  • Deitado de barriga para cima, traga os joelhos em direção ao peito e os abrace. Respire por alguns segundos. Saia da posição e volte para uma segunda série.

 

  • Sentado de costas para uma parede, projete as mãos na direção da ponta dos pés, com as pernas unidas e joelhos estendidos.

 

  • Na mesma posição, afaste as pernas estendidas e vá com as duas mãos em direção a um dos pés. Depois, repita o movimento para o outro lado.

 

  • Deite-se de barriga para cima, coloque o joelho em noventa graus e cruze as pernas como se estivesse sentado. Puxe a perna que não está dobrada em direção ao tronco.

 

Fontes: Redação blog Nocta; Revista Saúde

Imagens: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *