fbpx

A autossabotagem é um comportamento que varia de pessoa para pessoa e tem muitas causas, como medo e comodismo. É quando criamos obstáculos e empecilhos – de forma consciente ou inconsciente – que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. E essas ações e pensamentos acabam prejudicando a vida profissional.

Geralmente, reflete a postura de pessoas que possuem dificuldades em lidar com mudanças. Então, como solução, optam em manter-se no padrão conhecido e, desta forma, não se arriscam em conquistar algo mais para si. 

O que a autossabotagem pode gerar

A ideia de viver em segurança e sem grandes emoções parece inofensivo, mas colocar a vida no piloto-automático pode ser perigoso. Gradualmente, viver uma vida improdutiva pode gerar angústia e desgaste nos campos profissionais e pessoais. 

Causas da autossabotagem

Medo do sucesso: o sucesso traz consigo uma carga de cobrança que nem todos conseguem suportar e lidar. 

Relação com autoestima: quanto mais a pessoa se valorizar, conseguirá ver opções e possibilidades diferentes para superar os problemas da vida.

Projetar a felicidade para o futuro: perseguir uma futura felicidade, sem desfrutar do tempo presente, pode causar muita angústia.

Dicas para melhorar esse comportamento

Em entrevista à revista Consumidor Moderno, o psicólogo e médico clínico geral Roberto Debski compartilhou dicas eficientes para se aplicar no dia a dia e ajudar a se livrar da autossabotagem. Confira!

1 – Treine suas emoções e aprenda a lidar com elas: “Autoconhecimento, leituras, meditação, psicoterapia, constelação familiar, são recursos úteis e efetivos para proporcionar equilíbrio emocional e ajudar a lidar com a ansiedade e o estresse, os quais aumentam a procrastinação e a autossabotagem.  Para completar com chave de ouro, sempre que tomar uma decisão importante, faça uma ação imediatamente a seguir, tomando atitudes concretas, iniciando de imediato a mudança”.

Leia também:

Saúde mental: praticar Yoga ajuda a controlar as emoções

2 – Organize-se e compartilhe com amigos e família suas atividades: “Eles darão apoio e motivação sempre que pensar em desistir e fazer atividades juntos aumenta o grau de diversão e prazer. Prepare-se adequadamente para a tarefa que se propõe a fazer. Estar preparado aumenta a motivação, tranquilidade e confiança para atingir o seu objetivo. Tome notas de suas metas, reveja frequentemente as anotações e as deixe onde as veja, mantendo o foco continuamente“.

3 – Foque no resultado positivo e visualize sua conquista: “A ciência já comprovou que a técnica de visualização tem o mesmo efeito em nosso cérebro do que a prática. Visualizar nos prepara para conquistar nossos objetivos. Visualize-se desfrutando dos benefícios e boas sensações que terá quando tiver acabado seus compromissos e tarefas. Atletas de ponta treinam continuamente visualização de suas provas, diversas vezes antes de realizá-las. Ver com os olhos da mente, o término da tarefa com você se sentindo muito bem, abre o caminho, favorece e direciona para um bom resultado”.

 

Fontes: redação blog Nocta; Revista Consumidor Moderno

Imagem: Freepik