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O home office é o novo desafio para gestão de pessoas. Como medir a produtividade?

Segundo pesquisa, 70% dos executivos se sentem motivados a continuar trabalhando de casa após este período de isolamento social. Diante desse levantamento da FIA (Fundação Instituto de Administração) e FEA (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade da Universidade de São Paulo), uma nova realidade está surgindo para a gestão, agora remota. Uma delas é como medir a produtividade dos funcionários em home office.

O site “Fast Company”, uma das maiores referências em business e inovação do mundo, listou alguns tópicos que podem ser utilizados para elaboração da análise de desempenho neste cenário atual. Acompanhe:

– Entrega das informações: além dos prazos, é importante também saber a qualidade da entrega. O colaborador apresenta diferenças do trabalho individual e coletivo estando remotamente?

– Comprometimento com normas e cultura da empresa: trabalhando em casa, o funcionário mantém como suas prerrogativas as regras da empresa? Elas foram adaptadas para o novo cenário?

– Habilidades e comportamentos individuais: questione a resiliência, inteligência emocional, proatividade, relacionamento interpessoal, autogestão, espírito de coletividade. Uma avaliação psicométrica pode muito bem apontar os pontos fortes e debilidades nestes quesitos.

– Promova reuniões: se a equipe precisa de organização para o trabalho home office, a empresa também pode ser mais clara sobre seus cronogramas e comunicações.

– Pense em um Plano de Desenvolvimento Individual (o PDI): o líder junto ao colaborador define metas no desenvolvimento da carreira atrelando-as aos objetivos institucionais. Nesta etapa, cabe proporcionar treinamentos – que além de um excelente motivador, mostrará o interesse da empresa no desenvolvimento de seus funcionários.

– Tecnologias a favor: muitos recursos podem ser usados, como as ferramentas de gerenciamento de tempo Asana ou Trello, ou ainda mais complexas como a Fsense. Uma ótima opção (e bem simples de se usar) é a nuvem, com notificações de alterações de documentos, bem como definir o que cada colaborador fará no documento.

Fonte: redação Blog Nocta; revista Consumidor Moderno
Imagem: Freepik