Garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é importante para evitar infecções.

Quando alguém está com alguma enfermidade, como gripes e resfriados, por exemplo, é comum ouvir recomendações caseiras para deixar o corpo “forte”. Mas será que é verdade que existem alimentos que deixam o organismo melhor?

Entenda o que é o sistema imunológico e como manter o seu bom funcionamento para evitar infecções. Confira!

O que é sistema imunológico?

O sistema imunológico funciona como uma barreira contra ataques de bactérias, vírus e outros micróbios. Ele é composto por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

Como deixar o sistema imune melhor

Não existe um alimento milagroso, mas ações para uma vida saudável que incluem o consumo de alimentos variados, atividades físicas, beber água, não ter vícios (cigarro e álcool, por exemplo) e evitar o estresse.

Alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Em entrevista à Rádio USP, a professora Selma Freire de Carvalho da Cunha, da área de Nutrologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explicou que a defesa do nosso organismo contra infecções depende do bom funcionamento do sistema imune.

“Como os nutrientes presentes nos alimentos influenciam no sistema imune, podemos dizer que sim, que a alimentação tem um papel tanto na predisposição, ou seja, na tendência a desenvolver doenças, como na proteção contra as doenças infecciosas, até mesmo as causadas por vírus.”

Segundo ela, é importante o consumo de alimentos vegetais ricos em fibras que favorecem o crescimento de bactérias consideradas benéficas em nosso intestino. O resultado é a melhora nos mecanismos de defesa imune frente às infecções. Ela destaca alguns alimentos:

– As frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, kiwi etc);
– Castanhas e amêndoas;
– Feijão;
– Vagem;
– Grão-de-bico;
– Ervilha;
– Lentilha;
– Brócolis;
– Couve;
– Espinafre;
– Beterraba.

beber agua para imunidade

Por que beber água é importante para a imunidade?

A água é importante para manter o bom funcionamento do organismo e também essencial no tratamento de doenças. No caso de doenças infectocontagiosas, ela ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo. Com isso, alivia-se os sintomas e diminui o risco de agravar o quadro.

Quando o corpo recebe a quantidade adequada de água, melhora o sistema imunológico. Segundo o Dr. Drauzio Varella, em média, o consumo diário ideal é de 2 litros de água.

Além de ser essencial para fortalecer a resposta imune contra gripes e resfriados, a água também previne doenças renais, hidrata a pele e elimina toxinas ingeridas ou produzidas no metabolismo diariamente.

Fonte: Redação blog Nocta

Imagens: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *