fbpx

Você sabia que praticar respiração consciente traz benefícios para a saúde? Isso porque o ato de inspirar profundamente e expirar devagar afeta diretamente o sistema nervoso. Desta forma, é possível aliviar a tensão e proporcionar uma sensação de calma.

Os exercícios de respiração podem amenizar o estresse, a ansiedade e o nervosismo, além de ajudar a manter o foco.

Como fazer exercícios de respiração?

A respiração consciente é uma prática que consiste em adotar uma respiração tranquila e lenta, focando a atenção nesta ação.

Como respirar para melhorar a ansiedade?

Quando estamos em um estado de calma, a nossa respiração flui na barriga. (Repare!) Então, é essencial aprender a usar o diafragma na respiração.

Veja como colocar em prática 5 exercícios de respiração!

 

1. Respiração pelo diafragma

O diafragma é um músculo localizado no abdome, embaixo da caixa torácica. Realizar a respiração pelo diafragma significa respirar profundamente sentindo o músculo do diafragma levantar e as costelas se abrirem – sem levantar os ombros – e expirar vagarosamente. O ideal é fazer esse exercício de pé, com os pés alinhados ao tronco, e acompanhando o movimento natural do tórax e abdome. Com a repetição, seu organismo voltará ao equilíbrio normal.

2. Respiração abdominal

Esta é outra forma de focar a respiração no diafragma. Deitado com a barriga para cima, coloque as mãos sobre o abdome, respire profundamente e devagar. Logo depois, expire pelo nariz vagarosamente. Se quiser, pode fazer a mesma contagem para os dois movimentos. Repita até se sentir totalmente relaxado.

3. Alternando as narinas

Esse exercício é muito simples, mas muito eficaz! Ao sentir que sua respiração está fora de controle, pressione com um dedo uma das narinas e inspire pela outra. Segure o ar. Em seguida, pressione a narina contrária e expire pela outra. A mesma que soltou o ar, dessa vez, deverá ser por onde você deve inspirar; a repetição deve ser alternada.

4. Respiração quadrada

Contar ajuda a relaxar, é o que comprova a respiração quadrada. Nessa prática você deve inspirar contando até 3. Segure o ar contando até 3. Depois, expire pela boca contando até 3 e, em seguida, permaneça sem ar pelo mesmo período de tempo. Repita o processo até sentir que está mais relaxado. A contagem pode aumentar conforme a ansiedade for diminuindo.

5. Tronco flexionado

Para realizar esse exercício é preciso estar sentado em uma cadeira. Flexione o tronco para frente, apoiando-o nas coxas, e deixe a cabeça e os braços soltos, em direção ao chão. Nessa posição, respire e inspire profundamente sentindo o ar sendo jogado para as costas. Repita esse processo quantas vezes achar necessário. Ao terminar, retorne à posição inicial lentamente, começando pela lombar e finalizando com o alinhamento da cabeça.

Leia também aqui no Blog da Nocta:

Campanha Dia Mundial da Saúde Mental 2020

Ouvir Mozart pode ajudar a melhorar dores, diz estudo

Fonte: Redação Blog Nocta; uol