fbpx

Hoje, é praticamente inevitável fugir dos computadores, celulares e aparelhos eletrônicos na rotina da vida urbana moderna. Passamos muitas horas utilizando essas tecnologias para trabalhar, estudar e também se divertir. Mas o uso excessivo pode causar diversos problemas de saúde, entre eles, a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 90% das pessoas que utilizam computador por mais de três horas diárias apresentam algum sintoma relacionado à SVRC. 

O que é Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)?

Trata-se de um conjunto de sintomas desencadeados pelo cansaço visual, entre eles: sensação de areia, ardência, embaçamento e vermelhidão nos olhos, além de dores de cabeça, sonolência, mal-estar, tontura e cansaço de forma geral.

Como prevenir o SVRC

Cassia Senger, professora do curso de Medicina da USP em Bauru, indica algumas medidas para evitar o esforço visual.

Segundo a oftalmologista, deve-se manter a tela do computador a uma distância de 60 a 70 centímetros, realizar intervalos a cada 50 minutos de uso e lembrar de piscar os olhos. Usar iluminação adequada, ter boas noites de sono, alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos também são formas de enfrentar a síndrome com maior cuidado.

Em alguns casos, o uso de colírios lubrificantes também pode ser alternativa para reduzir os riscos da síndrome.

Pessoas mais propensas a desenvolver SVRC

Qualquer pessoa pode desenvolver os sintomas da SVRC e aquelas que já apresentam algum erro refracional – como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, o estrabismo e a presbiopia – possuem maiores chances.

Crianças: cuidados necessários

As crianças que passam horas assistindo televisão, ou jogando e brincando no celular e computador, estão muito suscetíveis à síndrome. Os pais devem ficar atentos aos sintomas como: dores de cabeça e nos olhos, ardência, olhos vermelhos e lacrimejantes, reflexo do piscar, sonolência e irritabilidade.

Não deixe de ler também:

Aprenda 5 exercícios de respiração para controlar a ansiedade

Fonte: Redação blog Nocta; Jornal da USP
Imagens: Freepik