fbpx

Uso de máscara, verificação de temperatura e testes para covid-19 são algumas das ações que as empresas devem continuar adotando em 2021.

Matéria da revista Melhor Gestão de Pessoas destaca algumas iniciativas e protocolos de saúde e segurança que as empresas e os funcionarios devem continuar adotando para voltar ao escritório com segurança em 2021:

No trajeto residência – fábrica ou escritório

 

Condução própria: usar máscara e ter lenços de álcool gel ou o próprio álcool gel para limpar o veículo caso ele seja estacionado por manobristas. No caso de “caronistas”, estes devem também usar máscaras e ficar o máximo de distância do motorista. Recomenda-se não mais de um carona por carro.

Transporte da empresa: usar máscara, passar álcool gel nas mãos na entrada do veículo, sentar-se em zig-zag mantendo-se o mais longe possível uns dos outros. Na hora da descida, manter a distância de 1,5 metro entre uma pessoa e outra.

Transporte público: usar máscaras e ter toalhas de álcool gel ou o próprio álcool gel. Manter-se longe de outras pessoas certificando-se de que está a uma distância segura.

Ao entrar e sair das dependências da empresa

 

Ao entrar na fábrica ou prédio de escritório: usar máscara, passar álcool gel nas mãos, medir temperatura, relatar qualquer sintoma ou anormalidade.

Se for usar o elevador: obedecer à quantidade máxima de pessoas permitida em cada viagem e ocupar um dos espaços marcados no piso do elevador. Para marcar o seu andar utilize luva ou um lenço de álcool gel. Se você estiver próximo do térreo, é mais prudente usar as escadas para subir ou descer.

Ao chegar no ambiente de trabalho: sentar-se em zig-zag, caso ocupe espaço na mesma mesa que outras pessoas. Se tiver mesa individual, manter uma distância de 2 metros entre uma e outra. Passar álcool gel nos equipamentos antes de usar e, se estes forem de uso comum, desinfetá-los a cada vez que utilizá-los.

Ao usar o toilette: após tocar em torneiras, descarga ou assento lave bem as mãos ou utilize os produtos ali colocados pela empresa para a higienização. Siga os procedimentos definidos e passe álcool gel nas mãos ao sair.

Cozinha: em alguns lugares, o protocolo é que não haja áreas compartilhadas para consumo de café, água, suco e alimentos, ficando o funcionário responsável por sua própria água ou lanche. Se essa não for a realidade da empresa – ou do coworking – prestar atenção no uso de copos e outros produtos descartáveis, como açúcar, adoçantes, colheres, guardanapos, entre outros. Outra opção (e mais sustentável) é cada funcionário ter o seu próprio copo ou xícara. Cuidado também com a higienização das mãos ao utilizar as máquinas ou garrafas de café, chá e suco.

Se o funcionário almoça nas dependências da empresa: seguir os procedimentos básicos de uso de máscaras, higienização das mãos e se sentar distante dos demais que estão no mesmo ambiente.

 

Descarte das máscaras e outros objetos utilizados na prevenção do novo Coronavírus

 

– O descarte deve ser feito na lixeira comum. Não jogar o material no chão, rua ou outro lugar público e nem deixar solto na casa ou escritório, pois pode contaminar o meio ambiente.

 

Iniciativas estruturais

 

– Criar uma área de saúde e segurança ou um comitê dentro da empresa: podem realizar palestras e plantões de dúvidas com os colaboradores, bem como aplicar questionário de saúde e aferição de temperatura no início das atividades.

Gostou destas dicas? Leia também:

 

 

Fontes: redação Blog Nocta; revista Melhor Gestão de Pessoas
Imagens: freepik