fbpx

Tendências no mercado de trabalho pós-pandemia: qual o futuro das contratações?

Quando paramos para refletir sobre o futuro pós-pandêmico, muitas e muitas questões nos vêm à mente. E uma delas é com relação ao futuro do trabalho, das contratações e carreira. É fato que o impacto da pandemia sobre o mercado de trabalho veio para ficar.

Um levantamento realizado pela rede global de talentos digitais The Bridge, por exemplo, concluiu que os requisitos que serão exigidos pelas empresas no contexto pós-pandêmico serão protagonismo, flexibilidade, alteridade e boa capacidade de trabalhar em equipe na hora da contratação.

Candidatos

Segundo a pesquisa do The Bridge, publicada no site Hypeness, os candidatos irão priorizar a flexibilidade de horários, possibilidade de trabalho remoto, oportunidades de crescimento profissional e salário na hora de procurar um emprego.

As habilidades técnicas e a experiência deverão se somar às chamadas às chamadas soft skills – habilidades comportamentais mais subjetivas, como criatividade, adaptabilidade, inteligência emocional e persuasão, capazes de promover uma boa relação em equipe e desenvoltura com a cultura organizacional – como elementos fundamentais em um processo seletivo.

Modelo híbrido

De acordo com o relatório lançado pelo Glassdoor, plataforma de recrutamento e avaliação de empresas, mesmo que a tendência do home office se confirme como realidade, o trabalho nos escritórios voltará. Não será, porém, como era antes, e em muitos casos seguirá um modelo híbrido, dividindo a semana entre dias presenciais e outros em que o trabalho será feito de casa.

Diversidade no mercado de trabalho pós-pandemia

76% das pessoas entrevistadas apontaram a diversidade na equipe como um fator determinante tanto na hora de procurar um emprego quanto para avaliar uma determinada empresa

Estabilidade

Segurança e benefícios se tornarão cada vez mais palavras de ordem, e diferenciais na contratação e avaliação de uma empresa. Assim, planejamentos por aposentadoria, plano de saúde, garantias e agendas flexíveis também serão pautas cada vez mais frequentes e importantes.

Planos de Saúde

Quando uma empresa procura um plano de saúde para os seus funcionários, significa que ela quer agregar benefícios para melhorar a qualidade de vida deles e de sua família também.

Na hora da escolha desse item tão importante, é necessário mapear alguns pontos para chegar ao plano de saúde ideal ao perfil da sua empresa. Confira o que você deve saber antes de contratar um plano:

Como contratar um plano de saúde para os funcionários?

Fontes: Redação Nocta; site Hypeness

Imagens: Freepik

Uma resposta

  1. Concordo com o que foi abordado no texto. As necessidades tanto das empresas como dos candidatos serão adaptadas ao momento. É necessário entender esse cenário de transformação do mercado de trabalho. Impacta as empresas e os funcionários.